
Nesse post vamos entender o que acontece com um HD quando formatamos, e quem sabe quebrar alguns mitos!
E que ninguém mais caia no conto do HD estragado! \o/
É importante deixar bem claro que não é necessário formatar o seu computador sempre que ele começa a apresentar problemas decorrentes do uso cotidiano, como lentidão e até mesmo algumas travadas. Às vezes, existem soluções muito mais simples e tão eficazes quanto apagar todo o conteúdo do disco e reinstalar o sistema operacional.
Entretanto, há casos em que nem usar limpadores, otimizadores, programas antivírus ou “reza braba” resolve o problema. Nesse momento, não há outra saída senão formatar o computador para que ele retorne ao estado zero, permitindo que você retome suas atividades sem maiores dificuldades.
Como é um Disco Rigido?
Como é um Disco Rigido?
Um disco rígido possui uma ou várias superfícies de gravação/leitura com uma estrutura de gravação composta por cilindros, trilhas e setores.
Cilindro: definido como sendo um conjunto de Trilhas verticalmente alinhadas e com mesmo diâmetro e compostas por Setores que são as unidades físicas de gravação
O que é Formatação?
De forma clara e direta a formatação é a preaparação do disco para que ele possa receber arquivos. A formatação cria tabelas de alocação de espaço no disco para que ele possa organizar os arquivos que irá receber em um padrão que o sistema operacional reconheça.
Formatação Física

Formatação Lógica

O que acontece durante a formatação?
Quando um disco é formatado, ele simplesmente é organizado à maneira do sistema operacional, preparado para receber dados. A esta organização damos o nome de “sistema de arquivos”. Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos.
Com muito tempo de uso, alguns sistemas de arquivos costumam ficar fragmentados, ou seja, blocos de informações que deveriam estar próximos uns dos outros estão, na realidade, espalhados pelo disco rígido. Dessa forma, algumas operações exigem que o HD trabalhe muito mais, favorecendo não apenas o desgaste das peças mecânicas do disco como também tornando mais demoradas as operações de leitura e escrita de dados.
Para resolver esse problema, há ferramentas especializadas e até mesmo fornecidas gratuitamente junto com o sistema operacional, como é o caso do programa Defrag, do Windows. Elas são responsáveis por reorganizar esses dados, com o propósito de dar menos trabalho para o HD. Esse processo é chamado de desfragmentação.
Em teoria, reorganizar esses blocos de dados ajuda a agilizar o acesso aos arquivos: por estarem todos mais próximos e organizados, não é necessário tanto movimento mecânico da cabeça de leitura do HD.
Afinal, formatar o HD muitas vezes diminui ou não sua vida útil?
Tudo indica que não. Um HD é projetado para inúmeras repetições de operações, naturalmente, muitas formatações reduziriam em alguns dias a vida útil do HD, mas nada significativo. Não há grandes estudos na prática sobre o resultado de diversas formatações no disco rígido, o que dificulta a exatidão de uma resposta para os usuários. No entanto, nada de diferente acontece no HD ao formatá-lo, seguindo os padrões normais de funcionamento que acontecem simplesmente ao ligarmos o computador, aliás, existe mais risco de acontecer alguma falha no computador ao inicializa-lo do que durante uma formatação.
Desta forma, podemos entender que o processo de funcionamento de um disco rígido é mecânico, e como tudo o que é mecânico, hora ou outra estraga. Você liga o computador, e ele começa a girar em velocidades altíssimas, o que normalmente já causa algum desgaste.
Se seu técnico tentar te empurrar um HD novo com a desculpa de muitas formatações, você já sabe o que dizer!!
Muito Bom, Gostei do conteúdo, continue assim
ResponderExcluirVim do futuro para dizer que você se tornou head de t.i. fucking nerd
ResponderExcluir