sábado, 15 de dezembro de 2012

Jogos violentos, pessoas calmas.

E aew galerinha, tudo blz??

Carmageddon
Esses dias eu fiquei com uma puta vontade de jogar um game de luta, na hora eu lembrei de um site que da pra você jogar online os antigos jogos do Nintendinho, Super Nintendo e MegaDrive(pra quem estiver interessado, o site é SnesBox), entrei no site e fui jogar MortalKombat III Ultimate.Depois de alguns minutos jogando eu parei pra pensar:”Esse jogo é foda pra caralho, e violento pra caralho também”, quem é dessa época de ouro deve ter jogado muito esses tipos de jogos na infância, quem não lembra de Doom, Duke Nukem, Carmageddon, GTA, e outros por aí, e nem por isso eu, e meus amigos saímos atropelando pessoas nas ruas e matando policiais.
Me lembro que um Deputado fanfarrão tentou criminalizar os jogos violentos aqui no Brasil no começo do ano, com o projeto de lei 170/06, mais rapidamente ele retirou.Até o papa meteu seu bedelho santo e fez um comentario besta sobre jogos violentos há uns 5 anos atrás.


Doom

Eu sei que falar sobre Jogos violentos e seus efeitos na cabeça das crianças e adolescentes é um assunto que dividirá opiniões eternamente, até mesmo no meio cientifico, quando se trata de pesquisas sobre comportamento , as opiniões se dividem.
Algumas pesquisas apontam que as crianças expostas à jogos violentos tendem a  se sentirem perseguidas e a adotarem comportamentos anti-sociais e até mesmo violentos.



Só como exemplo, vou citar dois estudos:

1.       Um estudo da Sociedade Radiológica da América do Norte comprovou um aumento na atividade cerebral em usuários que costumam jogar games violentos. Por meio de ressonâncias magnéticas, os cientistas perceberam que alterações em áreas cruciais do cérebro, responsáveis pelo controle de emoções e comportamento agressivo, começam a acontecer com cerca de uma semana de jogatina direta.(Leia mais sobre esse estudo aqui).
2.       Uma pesquisa recém lançada, feita pelo pessoal da Universidade de Rochester, Nova York, revelou que os jogos de tiro em primeira pessoa (FPS) aumentam eficiência sensorial de nosso cérebro, fazendo com que ele tome decisões mais rápidas e mais corretas..(Leia mais sobre o estudo aqui).

A pesquisa número 1 afirma que a partir de uma semana de jogatina direta o cerébro sofre alterações em áreas responsáveis pelo controle de emoções e comportamento agressivo, apesar de a pesquisa não ser totalmente conclusiva os fatos nos mostram totalmente o contrário.

As estatísticas americanas apontam que desde o lançamento da primeira versão do jogo Grand Theft Auto em 1997, o número de incidentes violentos promovidos por jovens entre 12 e 15 anos caiu bastante. Segundo o site da “Revista da Semana”, o índice era de 87,9 eventos violentos para cada mil jovens dessa faixa etária no ano de 1997; em 2004, o número de eventos era de 49,7 em mil. É curioso que o índice de violência venha diminuindo justamente durante a fase de explosão nas vendas de jogos. Isso nos remete a uma outra questão: estariam os jovens aproveitando esses games como válvula de escape para a sua agressividade?
Tenho que ser sincero em dizer que eu não tenho uma opinião totalmente formada no assunto, porém quanto mais eu pesquiso mais eu concluo que os jogos realmente são uma válvula de escape para a agressividade.O jovem/criança faz tudo o que quiser no game, descarrega sua raiva, seu estresse, e isso talvez seja o fator que o faz ser mais calmo na vida real. Sempre é bom lembrar que todos os jogos possuem Faixa Etária, portanto se você é pai ou mãe e acha que jogos influenciam na cabeça do seu filho fique atento à isso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Participe

Gostou do blog? Quer participar do conteúdo? Envie sua tirinha/sugestão/dúvida para cabanadobodao@live.com.

Coloque no e-mail:
-Nome
-Site/blog (se tiver)
-Twitter




Nosso Banner

Para outros tamanhos entre em contato por e-mail.